Páginas

quinta-feira, 5 de julho de 2012

DIFERENÇAS BIOLÓGICAS

   

 
  Se há diferenças entre a mulher e o homem que possam justificar sua separação nos esportes em categorias e em níveis diferentes, elas não são apenas culturais. A biologia feminina é bastante diferente da masculina em vários aspectos relacionados à aptidão física e à performance, o que torna impraticável a competição igualitária entre atletas dos dois sexos. Não há impedimentos genéticos à integração feminina a esportes outrora exclusivamente masculinos, mas certamente há na mulher limites reais e características específicas que a encaminham para um desempenho diferenciado. Em algumas modalidades, essas diferenças não permitem que uma mulher por mais treinada que esteja alcance o desempenho de um homem esportista de alto nível na mesma modalidade. Em outras, a mulher é beneficiada por seu biótipo. Seja qual for o saldo dessas diferenças em ambientes competitivos, é interessante que todas as mulheres, atletas ou não, conheçam seu corpo e saibam tirar dele o melhor proveito.

Diferenças biológicas entre homens e mulheres esportistas

•    Mulheres são mais baixas. A diferenciação começa logo nos primeiros meses de vida. A maturação óssea da mulher é mais rápida e termina antes, bloqueando o crescimento numa idade mais precoce do que no homem.

•    Mulheres são mais leves. A estrutura dos ossos tubulares na mulher é menos densa, ou mais fraca, resultando em um esqueleto 25% mais leve. E também mais propenso a fraturas. 

•    Mulheres têm o tronco mais longo e os membros mais curtos. O que situa seu centro de gravidade em um ponto mais baixo do que no homem. A largura e o formato dos quadris também contribuem para a situação do centro de gravidade. Isso explica por que elas têm mais equilíbrio quando paradas; e eles, quando em movimento.

•    Mulheres têm ombros mais estreitos. A diferença entre a largura dos ombros e dos quadris podem ser de apenas 3 cm, enquanto no homem chega a 15 cm. Isso implica uma diferença no posicionamento dos braços e pernas em relação ao tronco e, consequentemente, nos movimentos executados pelos membros.

•    Mulheres têm 10% a mais de tecido adiposo e por isso perdem menos calor.

•    Mulheres têm massa muscular menor e por isso são menos fortes. Dependendo do grupo muscular, alcançam uma capacidade de força entre 54 e 80% da masculina. Um dos fatores que aumentam a força é a quantidade de testosterona (a testosterona tem um efeito anabólico sobre as proteínas), que é maior no homem a partir da puberdade. A menor massa muscular explica o menor metabolismo basal e a menor quantidade de energia vinda da alimentação que é necessária para a sobrevivência. Por isso, o apetite também é menor.

•    Mulheres têm menor densidade corporal, pois têm ossos mais leves, menos músculos e mais gordura. Isso facilita a flutuação em meio líquido, o que lhes dá vantagem na natação.

•    Mulheres têm o coração menor, pulmão menor, menores vias respiratórias, menos hemoglobina e menor vascularização dos músculos esqueléticos. Em comparação aos homens, ficam, portanto, em desvantagem no aproveitamento e no esgotamento do oxigênio (menor VO²máx).

•    Mulheres têm mitocôndrias menos numerosas e menores. Logo, seu metabolismo aeróbio também é menor.

•    Mulheres têm os tecidos menos densos e ligamentos de músculos mais elásticos. Logo, têm maior capacidade de flexibilidade.

•    Mulheres têm menos glândulas sudoríparas e transpiram menos, mas toleram menos o calor (por motivos biológicos). Eles começam a suar primeiro, mas elas apresentam fadiga antes em ambientes menos quentes.                           

2 comentários:

  1. "Isso tudo é uma mentira, homem e mulher são iguais, isso tudo não passa de invenção do patriarcado, construção social para diminuir a mulher". Diria uma feminista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oras lidar com uma feminista assim é fácil:
      1. Peça provas
      2. O patriarcado é uma construção biológica. Mudanças na biologia ou na psique afetam drasticamente a cultura.

      Se ela não provar, manda ela ir pra .... o restante você sabe kkkk

      Excluir